Considerar todos os procedimentos realizados dentro de uma empresa é uma das chaves para obter maior sucesso no trabalho realizado. E, em um processo de cunho industrial, isso não é diferente.
Quando o assunto é o tratamento de águas industriais devemos considerar todas as etapas para que o produto final seja de qualidade e que o desempenho da empresa seja condizente com o serviço prestado.
Sendo assim, é necessário ter atenção, também, ao tratamento de água de torre de resfriamento, que representa uma parte importante dentro de indústrias que utilizam água em seu processo de produção.
Entenda melhor sobre esse processo e porque você deve adotá-lo, a seguir!
As torres de resfriamento são dispositivos utilizados para a remoção de calor residual do processo industrial para a atmosfera. No geral, essas torres utilizam água para realizar o resfriamento, especificamente, através de sua evaporação.
No geral, as torres de resfriamento possuem turbinas em seu topo, que puxam e expulsam, em forma de vapor, o calor formado durante o processo industrial. Após essa etapa, a água, já em temperatura inferior, volta para a base da torre, perdendo ainda mais de seu calor, podendo ser reutilizada.
As utilizações mais comuns estão nas refinarias de petróleo, indústrias químicas, estações de energia e, em menor escala, nas refrigerações de edifício. Porém, podem estar nas mais diversas indústrias, afinal, é um processo relativamente simples, indicado para diversos segmentos.
As torres de resfriamento podem ter inúmeros tamanhos, de acordo com a estrutura industrial utilizada.
Uma das principais razões para realizar o tratamento de água de torre de resfriamento é a possibilidade de reutilização dela, conferindo maior economia para a empresa, além de prezar pelo meio ambiente.
Como parte da água utilizada no processo acaba evaporando, é necessário que esse vapor não seja carregado de substâncias danosas ao meio ambiente. Por essa razão, é mais do que essencial que haja o tratamento da água utilizada.
Além desses fatores, a falta de tratamento da água de torre de resfriamento também ocasiona a incrustação e, progressiva, obstrução do canal de passagem de ar, fazendo com que a produtividade seja inferior e que o equipamento não funcione em toda sua eficiência.
Em casos mais graves e, a depender do material utilizado na indústria, pode ocorrer não apenas isso, mas a corrosão por materiais e substâncias cáusticas, que causará o completo dano do equipamento.
A partir disso, será necessária a manutenção antecipada ou, até mesmo, a troca de equipamentos, o que resultará em um maior gasto por parte da empresa, que poderia ser facilmente evitado caso houvesse o devido tratamento da água da torre de resfriamento.
O tratamento de água da torre de resfriamento é um processo necessário para as empresas que desejam manter a responsabilidade social e com o meio ambiente, além de otimizar os processos industriais internos.
Esta pequena ação é capaz de diminuir, consideravelmente, os impactos ambientais, além de ajudar na plena execução de determinados processos e na economia de valores.
A Air Prime possui mais de 10 anos de experiência nesse tipo de serviço e garante a máxima satisfação para você e sua empresa.